Quantidade de Páginas visitadas

C.A.Play é Destaque no Jornal O Diário de Maringá





O Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP), na UEM, vai promover amanhã o CAPlay, evento que busca levantar recursos para adquirir novos livros para a biblioteca da instituição. A programação contempla atividades voltadas para a cultura geek e pop, com apresentações, workshops e jogos. A atração estará aberta aos alunos do colégio e a entrada custará R$ 5. Das 9h às 17h os estudantes poderão participar – na sede do CAP – de campeonatos de videogames, mesa de RPG, animes, workshops e assistir a shows de K-Pop. Além disso, haverá apresentação de luta escandinava com o Clã Gungnir no local. Atualmente o colégio atende aproximadamente 1,4 mil alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A atividade é promovida pela Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) e o Grêmio Escolar, com apoio da Livraria Shogun.
Com o objetivo de incentivar a leitura de crianças e adolescentes é que surgiu a proposta de arrecadar fundos para novas aquisições. “Este é o nosso primeiro evento e foi pensado em decorrência de um elevado número de alunos gostarem da cultura geek, seja por meio de jogos, livros, desenhos, danças ou músicas. Além de divulgar essa cultura, temos o objetivo de arrecadar fundos para investir na aquisição de livros do interesse desses alunos e que não dispomos na biblioteca”, explica Priscilla Kelly Bressan, bibliotecária e uma das coordenadoras do CAPlay.
Ela conta que estava comprando um livro por mês para tentar complementar a lista de livros da biblioteca. “Os livros que conseguimos já têm lista de espera para as crianças emprestarem. No período da tarde temos o momento da leitura, então todos os dias temos fluxo de alunos para troca de livros”, comenta.
Além de arrecadar dinheiro para adquirir novos exemplares, a comunidade pode doar obras voltadas ao público infantojuvenil. “Doações são sempre bem-vindas”. Ex-aluno do CAP e hoje mestrando da UEM, o químico Rafael Araújo recentemente fez doações de livros para o colégio. “É gratificante contribuir com o hábito de leitura de outras pessoas e ver que alunos cada vez mais novos estão se interessando pelos livros. As sobras que um dia fizeram a diferença para mim hoje poderão fazer a diferença para outros estudantes”, comenta.

Era Viking rememorada aqui

Quem passa pela Praça da Catedral aos domingos certamente se acostumou com uma movimentação inusitada: é naquele gramado que ocorrem os treinos do Gungnir Clan, grupo de recriacionismo histórico voltado aos povos da Escandinava durante a Era Viking (793 DC a 1066 DC) e que hoje conta com doze membros. A ideia surgiu entre três amigos e colocada em prática em outubro de 2014, mas se oficializou no início deste ano. Os treinos de luta ocorrem aos domingos, das 17h às 19h, e são abertos ao público. A idade mínima para participar é 16 anos, com autorização dos pais ou responsáveis. “Os escudos que utilizamos são feitos de madeira e aço, produzidos tanto por membros do grupo ou pelo Velho Musgo, uma marcenaria medieval. As espadas são de polipropileno e os equipamentos de proteção são individuais”, explica um dos idealizadores e hoje coordenador do clã, Ariel Toniatto.
“Nossos principais objetivos são os estudos da cultura viking, desde tradições, artesanato, mitologia, técnicas de luta, religião, entre outros. Além, claro, de desenvolver o autocontrole e Era Viking rememorada aqui autoconhecimento”, observa. O grupo se apresenta também em eventos de cultura geek, como o Animeingá, e estará presente no CAPlay a partir das 11 horas deste sábado.

Clique aqui para ver a matéria completa.

Arquivos anexados: page.pdf 


Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Guaíra - CEP 80610-011 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito