Quantidade de Páginas visitadas

Eleita nova Diretoria do Grêmio Estudantil do CAP-UEM

Após pleito realizado no dia 20 de Agosto de 2014, em que quatro chapas disputaram a direção do Grêmio Estudantil do CAP para a gestão de Agosto de 2014 até Agosto de 2015, a apuração se deu como segue abaixo:
A Chapa 1, Geração Passo a Passo (GPP), obteve 233 votos. A Chapa 2, União da Força Colegial (UFC), obteve 58 votos. A Chapa 3, Evolução, obteve 86 votos. A Chapa 4, Adão e Eva, obteve 263 votos.
As chapas tiveram uma semana para realizar suas campanhas, cada chapa dispondo inclusive de uma visita às salas de aulas em cada turma do Colégio para apresentar suas plataformas. As quatro chapas concorreram de forma cordial e apresentaram suas propostas, que foram ouvidas pelos alunos com bastante interesse. Essa seriedade das chapas e as propostas consistentes se manifestaram nas urnas, onde a margem de vantagem da chapa vencedora se revelou bastante estreita em relação à segunda chapa mais votada, revelando que, ainda que houvesse uma boa variedade de escolhas, não foi escolha fácil.
A chapa eleita para a gestão 2014-2015 do Grêmio Estudantil do CAP-UEM foi a Chapa Adão e Eva.
A gestão terá início a partir da posse, quando expiram as 48h do prazo recursal destinado às chapas que por ventura desejem contestar o resultado da eleição.
Parabéns à Chapa 4, Adão e Eva. Desejamos uma gestão de sucesso e democrática, onde a voz dos alunos seja levada à sério.
Cadastro de Espera de Vagas 2014
07/08/2014



A direção do Colégio de Aplicação da UEM informa que foram cadastrados, entre o dia 16 de dezembro de 2013 e o dia 04 de agosto de 2014, mil quatrocentos e onze (1.411) alunos pleiteando vagas no CAP. A série mais procurada foi o 6º ano do Ensino Fundamental, com um total de duzentos e noventa e cinco (295) alunos postulantes à vaga. Clique aqui para visualizar o Cadastro de Espera de Vagas Escolares referente a 2014.

Para quem deseja ainda cadastrar-se na lista de espera, clique neste link.
Lei Estadual Proíbe Uso de Celulares em Sala de Aula
05/08/2014


A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, aprovou no dia 24 de Junho de 2014, uma Lei Estadual que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula. A Lei nº 18.118/14, que pode ser lida na íntegra neste link  "dispõe sobre a proibição do uso de aparelhos/equipamentos eletrônicos em salas de aula para fins não pedagógicos no Estado do Paraná". O CAP, bem como, as demais instituições públicas de ensino, há muito vêm procurando maneiras de coibir o uso dos celulares, mp3, tablets e demais dispositivos eletrônicos na sala de aula.
O assunto já foi diversas vezes objeto de debates nas reuniões de pais e Escola, culminando inclusive com a proibição constando em nosso Regimento Escolar. A decisão da Assembleia todavia, não se trata mais de uma regra interna da Escola, podendo ser debatida, mas sim de Lei Estadual e portanto, deve ser cumprida. Em se tratando dos demais espaços da Escola, vale o Regimento do CAP que teve aprovação dos pais, corpo docente e Conselho Diretor do Colégio: não é permitido o uso de celulares nos demais espaços escolares.
Usar celular em sala de aulas? Nunca mais.
Aula a distância pelo robô R1T1 agrada alunos do CAP
18/06/2014

Uma turma do sétimo ano do Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) teve uma aula diferente nessa semana. Os 30 alunos, com idades entre 11 e 13 anos, participaram de uma videoconferência com o monitor Wali Andrade por meio do robô de telepresença R1T1 na manhã de segunda-feira, 16, no Núcleo de Educação a Distância (Nead).



A experiência, realizada no auditório do Nead, durou cerca de uma hora e agradou os alunos, superando as expectativas da diretora do Nead, Maria Luisa Furlan Costa, à frente da programação de uma série de atividades de educação a distância com o robô.



Na aula de sexta, os alunos se mostraram muito curiosos e participativos. A maneira como o robô se locomove foi o que mais despertou a atenção da garotada, também bastante interessada em descobrir o motivo que levou o ex-aluno da UEM Antonio Henrique Dianin a desenvolvê-lo.

Da sala de monitoria no colégio, Andrade conversou com os alunos sobre novas tecnologias, as principais formas de utilização de um equipamento como o R1T1 em diferentes áreas, a exemplo da saúde e da educação, além de explicar as diferenças teóricas entre videoconferência e telepresença, por exemplo.



Ao final da aula, o diretor do CAP, Sérgio Alvarez da Silva, também conversou com a turma, ressaltando a importância da experiência e da possibilidade de contar com um equipamento como o R1T1 para atividades pedagógicas.

Notícia veiculada originalmente: Site da UEM
Calendário de Reposição de Greve
13/05/2014


O CAP/UEM informa o calendário de reposição de greve encaminhado pelo Núcleo Regional de Ensino de Maringá.


CRONOGRAMA DE REPOSIÇÃO

Data da Greve--------------------Data da Reposição
23/04/14-(Quarta-feira)---------22//05/14 (Quinta-feira – Formação em ação)
24/04/14-( Quinta-feira)---------16/06/14 (Segunda-feira – recesso )
25/04/14-( Sexta-feira)---------18/06/14 (Quarta-feira – recesso )
28/04/14- (Segunda-feira)------30/06/14 (Segunda-feira – recesso )
29/04/14- (Terça-feira)---------01/07/14 (Terça-feira – recesso )
30/04/14-(Quarta-feira)---------19/09/14 (Sexta-feira – Formação em Ação)

A Direção.
Conversão de Videos, Power Point e Textos
10/04/2014

Para expor seus videos ou apresentações de Power Point na TV Pendrive é preciso estar atento a vários fatores:
1- Videos devem estar em MPEG (mpeg2) ou AVI (converta para XVID).
2- Apresentações em Power Point devem estar salvas no formato .jpg (imagens comumente encontradas na internet).
Neste link está um guia para uma das formas mais simples de baixar e converter os videos no formato adequado.

Lembrando que o atendimento à alunos para conversão de arquivos (ou qualquer outra coisa que seja) no Laboratório de Informática será apenas em horário de intervalo ou em contra-turno devidamente autorizado pelos responsáveis portando a carteirinha do Colégio assinada.

Outra conversão importante é de arquivos em PDF (formato de arquivo fechado). Algumas vezes os diferentes editores de texto apresentam incompatibilidades de formatação e quando você abre um arquivo em outro computador, sua tabulação, imagens e linhas estão todas bagunçadas. Converter seu texto em .pdf impede estas distorções. Mas observe que depois de salvo, seu arquivo está fechado e não poderá mais ser alterado. Este formato visa exatamente isso. Seu arquivo não pode ser alterado. Existem muitas formas de converter seu arquivo em .pdf. O próprio word tem aplicativos específicos para isso. Outra maneira é utilizar o Open Office (editor de texto gratuito) que vem com um conversor integrado e de graça. E por ultimo, vários sites que podem fazer a conversão dos arquivos para este formato, como o GoogleDocs e o FreePDFConverter.com, ambos de graça sem grandes complicações. Utilize sempre que precisar levar um arquivo de um PC para outro para impressão.
Calendário Escolar 2014
31/01/2014
Abaixo está o Calendário Escolar 2014 conforme aprovado pelo NRE.

Curso de Espanhol - CELEM - Inscrições abertas para 2014

¿Quieres conocer la lengua? ¡Venga visitarnos y haga su inscripción para 2014!
Inscrições abertas para iniciantes.
Local: Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM (frente aos blocos de Educação Física)
Horário: 15h10min
Dias da Semana: 2ª e 4ª
1º ano - 2ª feira (13h30min às 15h10min) e 3ª feira (15h10min às 17h05min)
2º ano - 3ª feira (13h10min às 15h10min) e 4ª feira (15h10min às 17h05min)
Inscrições na Secretaria Escolar (trazer cópia da certidão de nascimento, cópia da fatura da COPEL e declaração de matrícula da escola em que estuda).
Fone: 3011-4245
Carga Horária Total do Curso: 320h (2 anos)
Curso com emissão de Certificado reconhecido pelo Governo do Estado do Paraná
Monitoria de Química


Monitoria de Química toda Quinta-feira no Laboratório de Ciências, conforme cronograma abaixo:

Turma Horário

1º Ano    13:45h às 15:00h

2º Ano    15:15h às 16:30h

3º Ano    16:40 às 17:55h



Solicite a autorização com a Coordenação!!!
Atenciosamente,
Prof. Daiane
Nova direção do CAP toma posse




Em uma cerimônia, realizada nesta segunda-feira (3), foi apresentada a nova equipe diretiva do Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP) da UEM. O evento histórico marcou a posse da primeira equipe eleita diretamente pela comunidade do Colégio em seus quarenta anos de existência.

Falando em nome da nova equipe, o diretor geral, professor Sergio Alvarez reforçou a importância do momento, além de salientar o papel transformador da educação e o compromisso do CAP e da equipe em continuar investindo na socialização do conhecimento sistematizado historicamente acumulado. Alvarez finalizou convocando todos a unirem-se em prol de um CAP cada vez melhor.

Em sua fala, o reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, parabenizou a nova equipe, e lembrou que antes a escolha dos diretores era feita por indicação do Gabinete da Reitoria. A vice-reitora Neusa Altoé também enalteceu a importância do processo democrático para a escolha dos empossados. A pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi, agradeceu e cumprimentou a todos pela forma como se deu a eleição dos diretores.

Clique aqui para ler o discurso de posse na íntegra.



Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito